Nikelen Witter

nikelen

Nikelen Witter é uma escritora que se define pela necessidade insufocável de contar histórias. Amante da leitura desde antes de aprender a ler sozinha, criou sua primeira história aos 7 anos e aos 9 prometeu, em carta para sua mãe, que ainda publicaria um livro. Os ensaios para isso foram muitos. Passaram pela poesia, pelo conto e por uma novela escrita nas folhas finais de um caderno de Língua Portuguesa.

Em 2005, o encontro de almas com a Literatura Fantástica a levou a escrever contos, que finalmente achou publicáveis, e seu primeiro romance. Os contos começaram a ser publicados em 2011, em diversas antologias de editoras de diferentes partes do Brasil. Seu conto Mary G., publicado na antologia Autores Fantásticos, da Editora Argonautas, foi finalista do Prêmio Hydra de 2014. Em 2012, Territórios Invisíveis, seu primeiro romance, foi publicado pelo Selo Fantas, da Editora Estronho, e foi finalista do Prêmio Argos – concedido pelo Clube de Leitores de Ficção Científica – de 2013.

Além do tempo da escrita, Nikelen também se dedica a promoção da Literatura Fantástica e da leitura. Foi e é uma das organizadoras da Odisseia de Literatura Fantástica entre os anos de 2012 e 2015. Os encontros maiores não puderam continuar, porém a Odisseia ainda prossegue atuando em Feiras do Livro e atividades em livrarias, escolas, universidades e encontros nerds. Nas horas que sobram é Historiadora, professora e pesquisadora das questões de gênero.

Viajantes do Abismo

Seguindo a história da curandeira Elissa, uma mulher prestes a se casar que vê todos os seus planos de futuro ruírem, o livro narra com vivacidade e fluência um mundo assustador, em que tempestades de areias destroem cidades e acabam com a alegria de um povo já muito sofrido. Com uma “Tríplice Aliança” governando e Rebeldes buscando desesperadamente uma forma de sobreviverem e garantirem um futuro, a personagem central desse romance se vê em frente a dolorosa escolha entre seu coração e seu povo.
Extremamente bem ambientado e escrito, Viajantes do Abismo é ágil, envolvente e rico em detalhes, características necessárias para um livro do gênero.